quinta-feira, 29 de julho de 2010

Chove chuva

Ahhhhh ... finalmente, a chuva esta caindo em Chandler! Sao exatamente 15:15, e comecou a chover (relativamente) forte. Nao vejo chuva no Arizona desde o ano passado; aqui o ceu e azul 360 dias por ano. Vai ser excelente para as plantas! Tirei a foto da porta de casa; podem ver meu buganville como continua florido (orgulho da mamae!) e meu carro estacionado de re, pois ontem fui as compras, e fica mais facil descarregar as sacolas do porta-malas.

Estacao das Cerejas

Uma das melhores coisas do verao ... a estacao dos morangos, dos blueberries e das cerejas! Deito e rolo mesmo ... Nao tem uma vez que nao va ao supermercado, e nao traga na sacola um pacote de cerejas, um de cogumelos frescos e um maco de aspargos. Lembro bem o quanto temos que amargar para conseguir esses produtos no Mercado Central, e aqui eles sao encontrados com tanta facilidade, que nao desperdico a chance.

Em breve as cerejas irao embora, dando inicio a estacao dos pessegos ... Os pessegos de Utah, sao os melhores que existem, proporcionalmente do tamanho do cometa Halley, sob o ponto de vista do nosso vizinho Sergio, que com certeza foi o unico ser humano a observar com tamanha precisao sua ultima passagem pela Terra (do tamanho de um prato!!!) E uma grande variedade de aboboras, nao somente as laranjas para decoracao do Halloween, mas outros tipos tambem.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Viagens de Marias - Europa, 1996

Foi a realização de um sonho!

Até então, com o vai e vem da economia, viagens internacionais, especialmente para a Europa, eram coisa de endinheirados ou aventureiros.

Em 1995 minha ex-chefe fez sua primeira viagem e, de retorno, eu ouvia os casos embevecida, sonhando quando seria minha vez... Quando já no final do mesmo ano conversamos, Leo e eu, com o papis sobre os planos de uma possível viagem, ele nos chamou para uma conversa séria, onde explicava por A+B a impossibilidade de realizá-la... *suspiro*...

Para tornar uma longa história curta, embarcamos em abril de 1996, chegando por Madri.

Fomos em uma excursão pela Petrabax. Foram 20 e tantos dias de ônibus cruzando vários países...

Madri, Toledo (onde vi minha primeira obra de arte de um famoso, El Greco, um quadrinho minúsculo na sacristia de uma igreja), Zaragoza, Barcelona (Espanha)...

Aqui as Marias em Madri, na Praça Colon.

Parque Montjuic, em Barcelona.
O choque de estar em outro país foi grande. O percurso do aeroporto até o hotel foi silencioso, olhando pela janela e absorvendo tudo, com olhos imensos. Lembro de ficar prostrada no sofá do lobby do hotel, olhando para um enorme lustre de cristal pensando simplesmente "que diabos estou fazendo aqui?".

...Nice (França), Mônaco, Pisa, Roma, Florença, Veneza (Itália)...

Sonhadoramente olhando o Rio Tibre, em Roma.



Fomos os quatro: Papai, Mamãe, Leo e eu.


Aqui o papis, feliz em seu passeio de gôndola! (Parece o Tio Teteu ao lado, mas não é; é algum colega de viagem, provavelmente argentino).




... Lucerna (Suiça), Paris (que me decepcionou à primeira vista "Afinal, cadê aquilo tudo que todo mundo fala??", foi o que pensei então)...


... e, finalmente, estava em casa - Londres. Foi a única cidade, e pela primeira vez na exaustiva viagem, que me senti a vontade. Foi um descanso só, embora nessa curta passagem por lá tenhamos aproveitado muito pouco, tendo praticamente somente curtido a Oxford Street e arredores. Ah, e a troca da guarda, em uniforme de inverno azul, não o vermelho clássico.

Fim da viagem, partimos para Lleida (ou Lérida), na Espanha catalã, cidade onde minha Tia Mara morou de 1994 a 1998.
A família reunida em frente a Seu Vella de Lleida.



E com nossa Tia Mara.








Durante a estada na Tia Mara, o Afonso, marido dela e nosso tio, nos levou para um passeio em Andorra, o principado encravado nos Pirineus.


A viagem proporcionou muita diversão e momentos de puro humor, como o primeiro contato com a neve. A primeira bolada de neve, a gente nunca esquece!
Leonor em momento jocoso em estação de esqui, em Andorra.

sábado, 17 de julho de 2010

All you need is love

Esse é o nome da banda bacana que faz um espetáculo muito bom, que tive o prazer de assistir ontem.

"Formado por Sandro Peretto (John Lennon), César Kiles (Paul McCartney), Thomas Arques (George Harrison), Renato Almeida (Ringo Starr) e Anselmo Ubiratan (George Martin), o maior espetáculo beatle da América Latina conta com orquestra, regida por Anselmo Ubiratan, efeitos especiais, instrumentos vintage, projeções e figurinos de todas as fases da banda para reviver com fidelidade cênica e sonora as músicas de todas as fases dos Beatles. No repertório estão “I Want To Hold Your Hand”, “Help”, “Yellow Submarine” “Let It Be”, “Here Comes the Sun” e, claro, “All You Need Is Love”."

Mais claro ainda, "Hey Jude", pra encerrar. Claro.


A foto foi tirada durante a primeira música do show e mostra o figurino comportado da primeira fase. Ao final de cada música, a tradicional mesura de agradecimento. Dá arrepios.





A fase Sgt. Peppers! Depois veio a fase Magical Mystery Tour, com suas calças de cetim e mangas boca de sino. Lindo!
Os meninos conversam em inglês com o público, pra dar mais realismo. A voz do Lennon é parecidíssima. Somente no final eles agradeceram em português e fizeram subir ao palco uma garotinha que foi vestida de farda de Sgt. Peppers.





Aqui o momento mais emocionante do show, quando o "George Martin" Anselmo Ubiratan canta "Imagine". É algo transcendental ouvir toda essa gente cantando essa música, que certamente foi inspirada pelos anjos! Foi a única música 'solo' do espetáculo.





O show foi no Chevrolet Hall em BH e estava lotado (o lugar tem capacidade para quase 5000 pessoas).

O público estava em estado de graça (mas a melhor palavra para descrever é em inglês, mesmerized), cantando, dançando, mas acima de tudo, parecia enfeitiçado. É a mágica dos Beatles, imensa e poderosa, que atravessa o tempo e, mais do que simplesmente encantar, captura o ouvinte e o leva a patamares mais elevados. A música tem esse poder, e a dos Beatles então...





Já na fase Abbey Road. E a área com as mesas e a arquibancada, lotadas. O John lembrou de dizer para o pessoal sacudir as jóias...
;-)

Abaixo, uma amostrinha...



segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mongolian Barbecue


O Mongolian Barbecue e um restaurante diferente: primeiro voce escolhe o que quer comer, entre carnes&legumes crus. Vai enchendo a tigela (com a mao mesmo, por isso eles colocam guardanapos de seda no comeco do balcao). Apos essa etapa, voce escolhe o tipo de macarrao e, por ultimo, o molho (sao varias opcoes, e voce pode misturar tudo a gosto ou seguir as receitas que estao escritas em giz colorido, com todas as instrucoes).



Depois do prato feito, voce segue para uma outra fila, onde entrega sua tigela para ser cozida (stir-fry). E uma chapa giratoria imensa, onde o cozinheiro vai misturando sua comida. Alem do macarrao com carne e legumes, ainda esta incluido a bebida, arroz e alguns tipos de sopa.


Foto tradicional, apos a refeicao. O engracadinho ai em cima, esta imitando a minha pose. Nao parece aquelas bonecas de barro "Nega Maluca" igual a mamis comprou em Tiradentes?



Bone camuflado com detalhes cor de rosa, recem-adquirido.




E e claro, quem nao engordou depois de toda essa comilanca, ficou um pouco mais forte ...

Paisagens urbanas

Belo Horizonte está pintada de rosa.
É época de ipês rosa!


Por onde quer que se vá, para onde quer que se olhe, eles estão lá, embelezando nossa cidade - que normalmente não é lá grandes coisas.

Caminhando pela orla da Lagoa da Pampulha no domingo, lá estava uma simpática capivara, tomando seu solzinho. Elas são enormes, nunca tinha visto tão de pertinho (na foto abaixo eu estou a não mais que 10 passos de distância dela, embora a câmera do celular afaste a imagem). Depois vi mais outras, pelo menos umas sete, cochilando ao sol.

domingo, 4 de julho de 2010

Torre de Luz, Sao Paulo

As torres de luz são duas e ficam na Av Paulista; uma delas (mais centro-esquerdo, situada no prédio do Itau Cultural) é mais fraca que a outra (direita das fotos, situada no edifício Conj. Nacional). Ambas fazem parte da homenagem do Banco Itaú à Copa 2010 e foram colocadas tambem em algumas outras cidades do Brasil (BH por exemplo).

Nas noites com nuvens pesadas e baixas elas ficam muito mais interessantes pois refletem-se nas nuvens e criam efeitos. Logo no inicio, quando foram ligadas, faziam muitos movimentos sincronizados e mudavam as cores várias vezes, mas agora é quase o tempo todo somente um facho de luz apontado para o céu (uma torre verde e a outra amarela).

Como eu sou de curtir o panorama, fico quase louco morando aqui pois toda hora tem uma coisa diferente na paisagem: uma hora é uma tempestade chegando, o ceú azul com helicopteros cruzando o tempo todo, um raio de sol que bate num prédio e reflete uma outra cor, etc... Piro mesmo, adoro ficar olhando as luzes.

Pena que é uma vista pra quem curte a vida urbana, pois caso contrário verá a tristeza da falta do verde. Depois dessa leva de fotos noturnas, mandarei fotos do dia (tem uma que aparece um arco-iris inteirinho cortando todo esse cimento).


Contribuicao de Max Daniel Lazzarini
Nosso correspondente em Sao Paulo, SP