sábado, 2 de agosto de 2014

Istambul comida típica: sanduíche de peixe


Balık ekmek - ou simplesmente sanduiche de peixe - é e uma das comidas de rua mais tradicionais de Istambul. As barraquinhas ficam na beira do Bósforo, algumas são bem estilosas, instaladas dentro de embarcações tipicamente otomanas (semelhantes às gôndolas de Veneza). É um sanduíche muito simples, feito de pão na chapa, recheado de filé de peixe, tomate, cebola, pimenta verde grelhados, alface e temperos. O vendedor prepara na vista do freguês, e custa  7 LT. Eu escolhi a margem oposta do Bósforo - onde fica o Mercado de Peixe. Precisa caminhar entre as bancas de peixes, camarões frescos e seus insistentes vendedores, para chegar até o local onde se tem uma das vistas mais charmosas da cidade, exatamente de frente para a Mesquita de Suleiymaine. À sua esquerda estará localizada a Ponte azul de Gálata, assim como a Torre, bem lá ao fundo. E se planejar sua visita metodicamente como eu, ela coincidirá com um dos Ezans do dia, e a acústica dali é perfeita, pela abertura das águas. Infelizmente não fui atendida pelo garçom simpaticíssimo do ano passado, mas seu substituto, um garoto de uns 13, 14 anos, não ficou nada atrás. Falando poucas palavras em inglês, me atendeu prontamente, na mesinha que eu já tinha em mente, pois foi a mesma que ocupei todas as vezes que fui ali em 2013. Eu tirei minha Iemanjá para apreciar a beleza do Bósforo, e o garoto a pegou, tipo querendo levar para ele .. Eu falei no no no no no; infelizmente ele não teria inglês suficiente para eu explicar o que é uma Iemanjá. Na hora de acertar a conta, ele me deu o valor, 5 LT por duas Fantas. Eu separei 6 moedinhas, e entreguei a ele sem falar nada. Só ouvi a voz dele atrás de mim gritando a todos pulmões, "I LOVE YOU!!!" por causa da gorjeta. Tem coisas que o dinheiro não compra, essa foi uma delas. Ter sido abençoada por esse garoto, na vista mais desejada, não tem preço. 

Vendedor de castanhas diversas
Gato no mercado de peixes, em frente a balança







O sanduíche propriamente dito, sendo preparado pelas mãos (desnudas) do chef

O peixe e os legumes (pimentas & cebolas) são grelhados na hora. Ao formar o sanduíche, ele esquenta o pão na chapa e acrescenta alface e tomate, com molho de limão e temperos picantes

Muito feliz!
Os mesmos barquinhos do ano passado
E chegaram os donos dos barcos, que fizeram manobras

4 comentários:

  1. que gracinha do seu atendente, pelas gorjetas e tudo mais..

    ResponderExcluir
  2. Deu vontade de estar ai, parte 2. rsrs
    Fotos muito bonitas! Como eu disse, vc está esquentando!

    OBS: o post está sem título...
    Crica

    ResponderExcluir
  3. Só faltou a foto do garoto que te atendeu!!

    ResponderExcluir
  4. Pois e, eu vou voltar la se Deus quiser pra fazer isso, tirar a foto com ele e deixar uma gorjeta maior !!!

    ResponderExcluir