terça-feira, 5 de agosto de 2014

Istambul: Mercado de Plantas e Animais


Istambul tem gato, por todo lado que você vá, você vai encontrar dezenas deles,  escondidos entre os jardins, vagando pelas ruas, dormindo nas calçadas. Eles são tratados pelos moradores, é verdade, mas é muito gato. E prá quem gosta, é difícil deixar passar batido, sabendo que provavelmente estão com fome. O pacote de ração aqui é caríssimo, média de R$ 24/kilo de Whiskas no supermercado. Por isso eu procurei saber se haveria algum lugar que eu pudesse encontrar mais barato, pois haja dinheiro para alimentar tanto gato. Só na redondeza imediata do meu prédio, deve ter tranquilamente entre 30-50 gatos. Eles já me conhecem, e alguns eu até já coloquei nome. Uns se escondem, outros vêm para o meu colo ganhar carinho e morder o meu braço, outros sobem o morro comigo até o ponto de ônibus. Mas nem só de amor vivem os bichanos, eles também precisam encher as barriguinhas, daí o meu empenho, para conseguir ração. Nessa busca, me indicaram o  Mercado de Flores e Animais. Fica no bairro de Eminönü,  entre a Mesquita Nova (Yeni Camii) e o Bazar Egípcio (ou das Especiarias). Existe um pátio bem grande atrás da mesquita, com jardins, bancos e decorado com bandeirinhas coloridas. Ali estão localizadas lojas que vendem todo tipo de mudas, sementes, terra, vasos, cachepôs e também sementes e ração a granel, para peixes, pássaros, gatos e cachorros. Os preços variam entre 4 LT e 10 LT, e deu prá comprar três sabores diferentes,  para deleite dos meus anjos de bigode. Essa área é bem legal de ser explorada, por ser muito autêntica e colorida. Eles oferecem espécies diferentes de plantas, algumas eu não conhecia. Também vendem sanguessugas, que são usadas no tratamento de colesterol, derrame e problemas do coração. A parte dos animais eu não passei nem perto, pois odeio ver animais dentro de gaiolas para serem comercializados.






Garoto em traje típico para cerimônia de circuncisão



Não sei o que é, nem para quê serve

Sanguessugas
  



  



Não se fez de rogado, e estava deitando o cabelo na banca de sementes
Estação de metrô, do outro lado da rua. Ao fundo, Torre de Gálata.


Mesquita Nova, a esquerda - bem em frente a estação de metrô

4 comentários:

  1. Gente, essa rolinha (?) está no paraíso! :-D
    Parece bem limpinho esse mercado/feira.
    Crica

    ResponderExcluir
  2. gracinha o pau do Joaquim, ainda tem cabeça de bravo.rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Luciana Oliveira8/8/14 11:19 AM

    Tipo o Mercado Central, né?

    ResponderExcluir
  4. Hm, pode até ser o mesmo conceito, mas nada a ver. Porque é bem mais aberto; não lembra em nada nosso Mercado Central.

    ResponderExcluir