domingo, 31 de agosto de 2014

Dia da Vitoria em Istambul


O Dia da Vitoria e celebrado em 30 de agosto em todo o pais. Muitas pessoas participam de paradas militares; ha demonstracoes da Forca Aerea (eu vi 10 helicopteros militares sobrevoando meu predio, a caminho do aeroporto!). As pessoas decoram as janelas de suas casas e apartamentos com bandeiras, assim como os comerciantes. O Dia da Vitoria comemora a vitoria turca contra forcas gregas na Batalha de Dumlupınar (1922). Essa vitoria teve importancia fundamental na Guerra de Independencia Turca (1919/1923).









sábado, 30 de agosto de 2014

A Mesquita Azul em Istambul, por dentro e por fora


Por mais que a gente tente, ela não cabe dentro da foto

A Mesquita de Sultan Ahmed, ou simplesmente Mesquita Azul, leva esse nome devido a cor predominante dos azulejos das partes mais altas do teto. Foi construída entre 1603/1617 e umas das principais características é ostentar seis minaretes. O sultão foi duramente criticado por tamanha grandiosidade, pois somente a mesquita de Mecca possuía tantos minaretes. Para resolver esse problema, ele ordenou adicionar um sétimo minarete na mesquita de Mecca. 













O Minbar é um tipo de púlpito; degraus onde o imam (que conduz a cerimônia religiosa) faz os sermões
O Mihrab, um nicho na parede que indica a direção de Mecca. Todos os muçulmanos devem orarar nessa direção.



Detalhes do teto/laterais da Mesquita Azul


Os azulejos azuis das partes altas do teto,que dão notoriedade a mesquita, devido a predominância da cor azul. Toda decoração de azulejos é feita em motivos geográficos ou florais, já que a  imagens são proibidas pelo Islã.





Os seis minaretes

Na Turquia é assim


Para entrar nas mesquitas, homens e mulheres devem estar vestidos de acordo com as normas da religião islâmica: as mulheres precisam cobrir cabelos, colo, ombros, braços e pernas e os homens usar calça comprida. A maioria das mesquitas oferece véus e túnicas para os visitantes, sem cobrar nenhuma taxa. E é claro, não pode nunca entrar com os sapatos. Na entrada da mesquita tem sempre saquinhos de plástico; o visitante deve retirar um desses saquinhos e ali guardar os seus sapatos, até o fim da visita.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Ortaköy,um dos bairros mais charmosos de Istambul


Ortaköy é um dos bairros mais charmosos de Istambul, com restaurantes, cafés, danceterias e mercados ao ar livre. Localizado as margens do Bósforo, dali se vê bem de pertinho a ponte que liga os dois continentes. Ortaköy está sempre agitada e repleta de gente bonita,  passeando entre as dezenas de bancas que vendem artigos de prata, bijouterias, acessórios e souveniers em geral. As pessoas também se concentram na pracinha em frente a Mesquita, que é Barroca e tem uma linda fachada totalmente rebordada em cor de rosa com detalhes dourado. Ainda não consegui entrar nessa mesquita, pois todas as vezes que fui a Ortaköy infelizmente estava vestida de maneira inapropriada. Sei que o interior é especial porque as águas do Bósforo causam reflexos lá dentro, provocando um jogo de luz através das janelas. Ortaköy também é famosa por seu kumpir- que são batatas assadas recheadas, vendidas na rua (por exorbitantes 13 TL a unidade!).





































Essa maquininha recolhe garrafas recicláveis e, em troca, libera uma porção de ração para cães e gatos de rua.