segunda-feira, 21 de julho de 2014

Aşık Veysel


Esse ônibus fica na minha vizinhança, me parece um ônibus de turismo. É todo decorado com bonecos e objetos que remetem a personagens históricos e folclore da Turquia.



Aşık Veysel (1894/1973): Menestrel turco, grande poeta do folclore deste país. Foi cego a maior parte da sua vida, e suas músicas, geralmente de um tom tristonho, falam sobre a morte, amor, crenças e a maneira como ele "enxerga" o mundo com a sua cegueira. Eu tenho dois de seus cds, que me foram dados de presente na minha primeira viagem a Istambul, em 2000. Clique o link para conhecer suas músicas.

Mulher com a cabeça coberta pelo tradicional véu.
Nazar boncuğu, o amuleto azul e branco contra o olho gordo

Atatürk, ou "Pai dos Turcos": Primeiro presidente do país, que reformulou a política, economia e cultura da Turquia,  transformando-a  numa nação mais moderna, democrática e secular (tolerância de religiões)

 

Um comentário:

  1. Estou vendo o caminhão de turismo. Depois vou ouvir as musicas

    ResponderExcluir