domingo, 20 de julho de 2014

Istanbul Pazar/Feira



 Amanheceu chovendo muito forte, com raios e trovoadas. Hoje é sábado, dia de Pazar no meu bairro. Pazar é a tradicional feira de frutas e legumes. Muito maior do que eu esperava, com uma variedade enorme. O ruim é que eu não sei falar, então fica muito difícil, porque a maioria das bancas não coloca plaquinha com preços e alguns vendedores cobram mais caro dos estrangeiros. Primeiramente eu andei por toda a feira para ter uma idéia geral dos produtos e feirantes, e na volta fui comprando com os que me pareceram mais simpáticos. Eles cumprimentam com um caloroso "Hoşgeldin" (Bem Vindo) ou "Merhaba" (Olá). Consegui me entender com um vendedor  paciente e até batemos um papo gesticulativo, pois eu tentava explicar que queria somente meio quilo. No fim deu tudo certo e ele até perguntou porque tinha areia no meu dinheiro (a bolsinha está junto com minha miniatura de  Iemanjá, que ganhou oferenda de areia e conchas do Mar Negro). Os vendedores são quem escolhem os produtos para os fregueses, e não o contrário. Como não sabia, fui logo pegando a bacia igual a gente faz no sacolão. Até que olhei pro lado e percebi que era a única. Achei tudo muito fresquinho, alguns legumes ainda vêm com folhas, cabinhos e até mesmo flores, parecendo terem sido colhidos recentemente. 

Saturday started under a heavy storm. Today is Pazar day, the traditional fruit&vegetable market set on the neighborhood' streets. Much bigger than I expected, with a huge variety of fresh produce. The bad part is that I can't speak Turkish, so it is pretty difficult because most salespeople do not write price tags on their products. First I walked all over the place to see what they had, and on my way back I bought whatever I wanted from the nicest people. They greet you with a warm "Hoşgeldin" (Welcome) or "Merhaba" (Hello). I was able to communicate with a very patient salesman, and we even chatted through gestures, as I needed only half a kilo of something but did not know how to explain it for him. 





5 comentários:

  1. Tinha horror destas lesmas quando estava esperando vc.Eu tihna o azar de de vez em quando encostar em alguma, e quando isto acontecia saia correndo e gritando de medo...Que beleza do mercado.!

    ResponderExcluir
  2. Tudo fresquinho, toda semana.

    ResponderExcluir
  3. Tô impressionada com essas verduras. Parecem as de Bichinho. A rúcula que vi servindo num restaurante lá em Bichinho parecia folha de couve grande!
    Queria uma feira dessas na Manoel Aramuni! (posso reivindicar isso tb pro Julio!)
    Crica

    ResponderExcluir
  4. E os preços???

    ResponderExcluir
  5. Os preços são baratos .. na média de 3 Liras Turcas (semelhante ao Real) o quilo de quase tudo. O espinafre também é vendido no quilo! O quilo de cereja, é 5!! O de figo fresco, 10. Não comprei pq vou esperar se baixa na próxima semana. A negociação é no gesto, então fica difícil. Com certeza meteram a mão na gringa ...

    ResponderExcluir