domingo, 6 de janeiro de 2013

ILHAS GALÁPAGOS

ILHAS DAS TARTARUGAS

As ilhas Galápagos, que significa ilhas das tartarugas, ficam no Oceano Pacífico, a quase 1000 km da costa do Equador, diretamente sob a linha do equador. As ilhas foram formadas por processos vulcânicos e as maiores consistem do pico de um ou mais vulcões, que se elevam do solo do oceano. Parte do terreno é formado por lava das erupções. As diferentes correntes marítimas que convergem em Galápagos proporcionam a biodiversidade e a alta variedade de espécies endêmicas das ilhas. Espécies endêmicas são aquelas encontradas de forma natural exclusivamente em uma determinada região.  Devido aos processos ecológicos que ocorrem nas ilhas, com pouca interferência humana, são conhecidas como “laboratório natural de evolução” e mantém muito de sua biodiversidade original devido à colonização tardia (por volta dos 1930) e dos esforços de preservação empreendidos desde metade do século XX.

As ilhas Galápagos foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1978, reconhecidas como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO desde 1985, Santuário de Baleias desde 1990, é Parque Nacional e Reserva Marinha.

Fonte: www.galapagospark.org




Exibir mapa ampliado



DARWIN ENTRA NA (PRA) HISTÓRIA

Em 1830, aos 21 anos, o inglês Charles Robert Darwin embarcou como naturalista no navio HSM Beagle rumo à América do Sul, em uma missão de pesquisa que acabou durando cinco anos. Ao longo da expedição, Darwin foi observando, fazendo anotações e coletando espécies da flora e fauna dos locais por onde passaram. Um desses lugares foram as ilhas Galápagos, onde permaneceu por cerca de 5 semanas em 1835. Dentre outras observações, Darwin percebeu que os tentilhões em diferentes ilhas apresentavam características visíveis distintas, como a forma e o tamanho do bico, adaptado ao tipo de alimentação específica de cada ave.
Ao voltar para a Inglaterra e aprofundar os estudos do material coletado e suas deduções, Darwin elaborou o conceito de seleção natural, como sendo o mecanismo de variações favoráveis de acordo com o meio, legadas hereditariamente, e que tornam o indivíduo mais apto à sobrevivência. Através desse processo, uma espécie sofre variações tais que a distinguem do ancestral original, constituindo nova espécie.

As observações feitas em Galápagos foram decisivas para suas futuras conclusões e para o desenvolvimento dos princípios da seleção natural na evolução das espécies.

Em 1859 foi publicado o livro apresentando tal teoria, "A origem das espécies". E o resto é história. 


Crédito: Carlos Ruas, 2009   Fonte: www.umsabadoqualquer.com  
 

E EU COM ISSO?

“Um homem foi bater à porta do rei e disse-lhe, Dá-me um barco.”
José Saramago


Impossível pensar em Equador como destino das férias e não considerar Galápagos, ainda mais sabendo de sua importância e do gostinho especial que tem visitá-las. Não que seja “obrigatório” incluir as ilhas no roteiro, mesmo porque, como eu fui descobrir, as ilhas e o continente são “climas”completamente diferentes. E muita gente reclama do preço de ir a Galápagos, com razão. Na verdade, são férias dentro das férias. Você já gasta pra chegar até o país e depois tem que desembolsar outro tanto em passagem aérea pras ilhas, o que às vezes inviabiliza. E não vale a pena tudo isso pra ficar somente dois dias, há que se abrir pelo menos uma semana no roteiro, o que não é possível em muitos casos.

Mas esse não era o meu caso, então, às ilhas!

Minha ideia inicial era ir por conta própria e ficar em terra, visitando algumas ilhas em esquema de passeio de um dia. Após alguma busca na internet, escolhi a agência Julio Verne Travel www.julioverne-travel.com para me ajudar. É uma agência equatoriana, localizada em Riobamba, e meu contato foi o holandês Popkje van der Ploeg (sem a menor noção de como se pronuncia; email info@julioverne-travel.com). O atendimento do Popkje foi de primeira: atencioso, rápido nas respostas, eficiente nas informações. E ainda me forneceu seus telefones de contato para qualquer eventualidade, o que foi de imensa importância pra mim, uma vez que estaria sozinha. Graças a Deus, não precisei contatá-lo.

Depois de ler a opinião de outros viajantes em fóruns, acabei fechando um cruzeiro de 8 dias pelo arquipélago, convencida de que essa é a melhor forma de vivenciar o que Galápagos tem pra oferecer, justamente por permitir viajar pra ilhas mais distantes.

Certamente, esses formaram o segundo pacote de 8 dias mais memoráveis de minha vida (o primeiro foi NY/Detroit, em 2002): a experiência de navegar, inédita pra mim; as pessoas; os bichos; as estrelas; até o desconforto; peças de um todo perfeito!

Mas, dizem que nada é perfeito...


Dois tataranetos dos tentilhões de Darwin, nas ilhas Genovesa e Isabela

por C. Maria


Veja mais:


QUITO – Centro Histórico

VULCÃO COTOPAXI - Pescoço da Lua

4 comentários:

  1. Finalmente, as ilhas! Minha parte preferida, a dos bichos :) Léo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa é como viajar com vc. Muita linda a viagem. Bjs. Lucinha

    ResponderExcluir
  3. Observar os tesouros naturais tão ricos e raros dali, que privilégio.... Cabe sempre mais um no Beagle, que tanto se esforça nos estudos das variedades e especies. Pedacinho de terra onde age a seleção natural, sem influencia do homem. Não é a toa que o rei (do conto de Saramago) tenha se interessado tanto em conhecer uma ilha desconhecida. Bela Viagem! Desbravando, avançando..

    ResponderExcluir
  4. @Leo, tem bicho de todo jeito por lá, até gato - vc ia gostar! Aliás, vc não ia gostar, pq eles estão buscando exterminar alguns gatos que se espalharam e que prejudicam as espécies locais. :-( Tá no site galapagospark.org
    @Lucia, a viagem foi mais que linda! Recomendo! ;-)
    @Max, me senti privilegiada mesmo, em vários momentos. São muitas as oportunidades de sair de si mesmo pra se conhecer. Legal vc ter lido o conto!

    ResponderExcluir