terça-feira, 1 de janeiro de 2013

EQUADOR - Un mismo cielo, 4 mundos distintos


Já fui e já voltei. Pois é. Férias costumam ser ingratas assim; meses de árdua preparação para horas de desfrute que escoam rapidamente. É um investimento de risco cujo retorno vem em forma de lembranças - que somente podemos torcer para que sejam as melhores. No meu caso, o retorno superou em muito o que investi em expectativas.

Essa história de Equador começou com um "chamado" que resolvi atender em 2012. E iria sozinha dessa vez. Tinha 20 dias de férias que marquei para dezembro. Entretanto, desviando da rota traçada, um dia resolvi consultar a agenda de shows do Pearl Jam pelo mundo, e acabei comprando um ingresso para o show do Eddie Vedder em Fort Lauderdale, Flórida, assim, só pra garantir; quem sabe dava pra eu conjugar as coisas. Meu pensamento era que do Equador à Flórida é um pulo... Assim sendo, trabalhei com a ideia de que teria de estar nos EUA dia 01 de dezembro, data do show. A partir daí, foi construir a viagem ao redor dessa data. Após algumas pesquisas de passagens, vi que o mais viável seria deixar o show por último, e alterei as férias para novembro.

Quito, os vulcões Cotopaxi e Chimborazo e Cuenca não poderiam de maneira nenhuma ficar de fora do roteiro. Galápagos também  estava na lista, claro.

Imprimi um mapa do Equador e colei na parede do meu “cubículo” no trabalho, ao lado do calendário. Várias vezes por dia olhava para o mapa e para o calendário e pensava... Foram vários cálculos, pesquisas, cortes, inserções, emails, novos cortes, alterações. Galápagos ganhou destaque, fechei um cruzeiro de 8 dias pelas ilhas, e o Chimborazo, sem caber de jeito nenhum, teve de ser deixado pra uma próxima vez. 

Finalmente, o roteiro ficou assim:

Dia 01: chegada a Quito
Dia 02: Quito
Dia 03: Quito
Dia 04: chegada a Galápagos
Dia 05: Ilha Genovesa
Dia 06: Ilha Bartolomé; Ilha Santiago
Dia 07: Ilha Isabela
Dia 08: Ilha Isabela
Dia 09: Ilha Isabela; Ilha Fernandina
Dia 10: Ilha Santiago; Ilha Rábida
Dia 11: Ilha Mosquera; partida de Galápagos - Cuenca
Dia 12: Cuenca
Dia 13: Cuenca - Quito
Dia 14: Quito
Dia 15: Quito – Fort Lauderdale
Dia 16: Fort Lauderdale
Dia 17: Fort Lauderdale - Eddie Vedder concert
Dia 18: Fort Lauderdale
Dia 19: Fort Lauderdale - BH

Galápagos, apesar de toda a fama, não era o que mais me “chamava” ao Equador; os vulcões é que me impressionavam. E, mesmo com tudo já pago e fechado, eu fiquei muito na dúvida se estava escolhendo certo.

Pobre de mim, que nada sei.



DIRETO AO PONTO

- Não há voos diretos entre Brasil e Quito. Eu optei por uma conexão no Panamá (Copa Airlines), que sai de Belo Horizonte, mas há opção pela Colômbia (Avianca) ou Peru (Taca).
Entretanto, em janeiro/2013 a TAME inaugurou o trecho São Paulo-Guayaquil.

- A moeda do Equador é o dólar americano. Apenas as moedas, cunhadas no Equador, NÃO valem fora do país. Me virei muito bem com alguns dólares (em espécie) trocados, para pagar táxis e pequenas despesas, meu cartão de crédito e um cartão pré-pago Visa, aceito em qualquer estabelecimento que aceita cartões de crédito. Inclusive consegui sacar dinheiro do cartão pré-pago no caixa eletrônico de uma agência do Banco Pichincha sem qualquer cobrança de taxa.  

- Foram de grande ajuda na definição do roteiro os sites Mochileiros.com e o Viaje na Viagem. Consegui encontrar no Mercado Livre uma edição especial da revista Viagem e Turismo, "O Melhor do Equador" Edição 146-C, que foi minha principal referência. 

- Outros sites para pesquisa: Revista Destino 0o, Ministerio de Turismo de Ecuador,  Cámara de Turismo de Galapagos, Parque Nacional Galápagos.   

Painel da cafeteria El Cafetal de Loja, Cuenca

por C. Maria


Veja mais:


QUITO – Centro Histórico

VULCÃO COTOPAXI - Pescoço da Lua

ILHAS GALÁPAGOS

ILHAS GALÁPAGOS - PARTE II

ILHAS GALÁPAGOS - PARTE III 

ILHAS GALÁPAGOS - PARTE IV

ILHAS GALÁPAGOS - FINAL

CUENCA

QUITO - La Mariscal/ Gringolandia

FORT LAUDERDALE

4 comentários:

  1. Que os bons ventos continuem trazendo bons chamados, e que a inquietude nos conserve os ouvidos bem atentos

    ResponderExcluir
  2. Painel da cafeteria El Cafetal de Loja, Cuenca


    wow nunca pense que una de mis pinturas llegaria a estar navegando por ahi en el internet jajaja

    me gusta espero les gusto la pintura :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por supuesto que me ha gustado muchísimo la pintura! Tiene colores fuertes y es muy representativa de los paisajes ecuatorianos.
      La cefeteria es buenísima y la pintura le dá un encanto especial.
      Muy buen trabajo!
      Usted tiene algún sitio en el internet o álbun virtual para que divulguemos su trabajo?
      Fue un placer!
      C. Maria

      Excluir