domingo, 18 de setembro de 2011

México - Dia 6 - Independência - Viva Mexico!!

Hoje foi dia de compras. E também dia da Independência.

Custamos a entender que o auge a festa da independência acontece às 23h, por isso achamos que tudo estaria fechado hoje, comércio, museus, tudo. Mas não. O feriado mesmo é no dia seguinte, pois o povo passa a noite festejando, depois do Grito dado pelo presidente.

Então fomos atrás do mercado de artesanias La Ciudadela. É de enlouquecer!

Não vamos profanar tal momento tirando fotos, claro. Exceção feita somente para a lojinha dos gatos, em que uns 7 gatos transitam alegremente e super a vontade entre os objetos a venda. São mansos e imensos e moram na loja.



Comprar também esgota e dá fome. Então entramos no primeiro confiável que apareceu na frente, um KFC.


Salud!

A Leo pediu um tal Sandia Intenso de sobremesa. Ela tava com desejo de suco de melancia (sandia), mas esse veio com um canudo recoberto com essa coisa estranha....
Perguntamos ao segurança e ele explicou que se trata de tamarindo, o que dá um toque picante ao suco gelado.
Ah, bom. Então não há nada a temer!

Colocamos as compras no hostel e fomos tentar o Museu de Antropologia, já que estava tarde para o zoo.

Paramos no Anjo da Independência. E olha o trânsito...



Bless this mess, ele parece dizer....


Vejo flores em você.... ou
há flores por todos os lados, há flores em tudo que eu vejo...

Continuamos nossa caminhada, mas encontramos dificuldade em achar a entrada do parque. Estando exaustas, preferimos voltar.

Essa foto é em homenagem à Gabi, da Plantar: achamos frozen iogurte aqui!! E até aqui sou fiel - pero no mucho: iogurte natural e experimentei um de frutas vermelhas. E as eternas cerejas........... O natural ganha disparado, claro!
 
Depois disso foi voltar pro hostel e dormir, pra descansar pra Fiesta Mexicana, do DF Suites a festinha do hostel para comemorar a Independência.

Choveu forte a noite, o que atrapalhou alguns planos, mas não a Fiesta. A festa do hostel parecia uma festa de Natal com os funcionários, alguns amigos dos funcionários e hóspedes. Teve pozole rojo (típico do caroço = milho + frango num caldo temperado vermelho, de tomate) , cerveza e tequila (paloma = tequila + refri de grapefruit). Assistimos a transmissão do Grito pela TV e após o Grito, teve fogos.

Esse é o Saul, gerente de compras do hostel, exemplar nascido e criado em solo mexicano

O Grito é assim: o presidente recebe de um soldado (?) a bandeira do país e vem ao microfone e grita, para toda a população concentrada no Zocalo: Viva los que nos deram la independencia! Viva los niños heroes! Viva Hidalgo! Viva Allende! (...) Viva el Mexico!!! 

Viva México!
Tudo e todos celebram à mexicana. Viva!

por C. Maria

3 comentários:

  1. Atë os celulares estao de bigodes!Que suco de melancia , com esta colher de tamarindo, da agua na boca, por causa do tamarindo.!Ele puro e mais azedo que limao.abracos da mamis

    ResponderExcluir
  2. OH MY GOD!! frozen iogurte! Estou tendo um treco aqui!!! Que delícia!! Adorei a homenagem aqui pra vc: Ü rsrsrs... Q-ris... vc e o Saul de bigodones!!! tah demais!!!!

    ResponderExcluir