sábado, 3 de setembro de 2011

Frida everywhere!

Depois de muito quebrarmos cabeça, finalmente fechamos o destino das férias: México!
Até que pesquisa seja feita, roteiros, rotas e planos estabelecidos e estejamos pelo menos minimamente informadas do que há de mais interessante a ver, a primeira coisa que vem à mente ao pensar em México é... sombrero, claro. Depois, pimenta. Homens bigodudos e feios. Depois Cancún.... Cancún nos lembra dos maias e astecas.... Até a epidemia de gripe em 2010 foi lembrada.
Mas, inevitavelmente chegamos a Frida Kahlo. Ah. Paramos por aí.
Uma das mulheres mais pitorescas, assombrosas e fortes que já existiu. Seus inquietantes auto-retratos, sua biografia conturbada e trágica; as cores. Enfim. Quando vemos, Frida ocupa uma boa parte da passagem pelo México.

Frida Kahlo, pintora mexicana. 1907-1954

E estimula nossa criatividade. Lá fomos nós estampar Frida em uma almofada bordada a mão.

Almofada em americano cru, 40X40, bordada com apliques e ponto-atrás
Detalhe do fechamento da almofada
A inspiração veio do quadro Auto-retrato com macaco, de 1938.


Partimos para o México dia 10/09. Até que possamos trazer fotos e notícias da terra dos sombreros e dos homens (e mulheres!) bigodudos, podemos nos encantar com a arte de Frida.

4 comentários:

  1. Eu pensei que a foto da Frida com o gato preto, fosse uma homenagem que a Crica tava fazendo para a Sonia Elvita.Beijos mamis

    ResponderExcluir
  2. O Mexico me lembra tequila, marguerita, copo com beirada coberta de sal, chilli con carne, mariachis, Santana, Robert Rodriguez e seus desperados, Antonio Banderas (mesmo que espanhol) & Salma Hayek ... E tambem o ano de 1986; essa epoca eu dava aula no maternal e levei pros meninos o mascote daquela Copa do Mundo para eles colorirem. Arriba!

    ResponderExcluir
  3. Me lembra aqueles cenários de filme com muita poeira!! Como os do Antônio Banderas e a Salma mesmo!! E tem o filme do Brad e da Julia Roberts!! Aproveitem o México por nós!

    ResponderExcluir
  4. Arriba! México!!! Abacate salgado! Aproveitem bastante....
    Kriks o Gilberto (amigo japa) que vc conheceu tá lá e fica até o final do mês, e reclama do calor insuportável que está fazendo por lá (sombrero á mão).....Frida Forever!!!

    ResponderExcluir