quinta-feira, 22 de setembro de 2011

México - A questao Montezuma (ou Who's BAD?)

Dizem que vir ao Mexico sem sofrer uma "indisposicao intestinal" e o mesmo que ir a Roma e nao ver o Papa. Ou ao Rio de Janeiro e nao ser assaltado.
Desde muito antes de embarcarmos, fomos advertidas sobre o que eles chamam "Maldicao de Montezuma". A Maldicao e implacavel, e pode atacar qualquer visitante, independente de cor, raca, idade, religiao ou sexo. Para evitar os riscos, e recomendado nao beber a agua local, e nao exagerar nas comidas tipicas.  Gelo? Nem pensar. O ideal e tomar agua mineral (preferivelmente com gas, pois existe a crenca de que os mexicanos engarrafam agua da pia e vendem como mineral); evitar a qualquer custo saladas e frutas cruas (pois sao lavadas na tal agua) e assim por diante. O visitante mais sensivel tanto fisica quanto psicologicamente sente-se acuado, na certeza de que nao vai se safar dessa.
E da-lhe todo tipo de medicamento na bagaem, para o estomago e diarreia.
Felizmente, estamos aqui para comprovar que NADA disso foi verdadeiro, ate o momento. E olha que nao seguimos o recomendado: tomamos da agua local SIM. Confesso que tomei da agua da torneira, no quarto do hotel. Comemos salada de alface e tomate. Comemos das barraquinhas. A mao do cara que preparou meu suco de melancia nao devia estar mais suja por falta de espaco, mas ainda assim, pretendo comer do copo de manga. Comi pimentas. Varias. Experimentamos diversos tipos de salsa.
Assim, podemos dizer que a Maldicao e um fator psicologico, que afeta mais aqueles que estao preocupados com ela do que os que tentam aproveitar da vida local naturalmente? Sera um caso de sorte? Em momento algum desafiei Montezuma. Tenho a crenca que esses astecas poderosos NAO devem ser desafiados, pois nao quero sofrer as consequencias. Mas o extremismo pode leva-lo ao ridiculo, ou talvez, deixar seu corpo sem os anticorpos necessarios para enfrentar o rojao.

Essas salsichas (ou salchichas, segundo a gramatica mexicana) estavam quarando sob o sol das 15:00 normalmente. Imaginem so o estrago que isso pode causar num ser humando ... Salmonela e pouco ... E depois culpam o pobre do Montezuma...

Esse banheiro simpaticissimo, do restaurante Bertico Cafe. Voltamos la essa tarde, para almoco.

No banheiro do Aeroporto de Hermosillo, esse mecanismo fantastico de descarga, sem contato manual. Mais higienico impossivel.

O banheiro em si e um tipo de comercio, pois ha locais especializados nisso: banheiros. Geralmente e cobrado  4 pesos (aproximadamente 40 centavos de dolar), e fica um funcionario na porta, que e encarregado de recolher o pagamento com uma mao e dar-lhe um pedaco de papel higienico com a outra. Os banheiros ate agora foram impecaveis, todos limpos e sem papeis no chao. Tem sempre uma senhora la dentro, que checa a "casinha"assim que voce a libera. Entao nao tem papel no chao, pia molhada, vaso sem descarga.  Sao 20 milhoes de habitantes, e se eles nao colocarem ordem na casa, entao realmente, nao da.

Encontramos essa indicacao fofa numa das muitas ruas que percorremos, e estou adicionando aqui somente "a nivel de" ilustracao. Nao sabemos o que uma "privada florida" possa ser, acredito que uma ruazinha sem saida, onde ha jardins? Alguem tem alguma sugestao?


por E. Maria

2 comentários:

  1. Linda a penultima etapa no Mexico.Pena nao ter dado tempo de vcs. irem na tal cidade que o teteu falou.Tomara que encontrem a santa que a cristiana quer.Amanha vao para Phenix, né? Boa viagem. mamis

    ResponderExcluir
  2. Quando fui pro Peru, foi a mesma coisa. Cuidado com as comidas, só beba água mineral com gás, blá blá blá. Eu também não obedeci nenhuma recomendação e não tive problema nenhum. Me lembrem de contar o caso do 'suco de quinoa' que eu tomei numa praça em Cusco. Hehehehe! E tenho certeza que comprei muita água mineral da torneira por lá.

    ResponderExcluir